quinta-feira, 26 de março de 2015

Roubos: 220 mil escolas com postos de saúde

Quando nós, cidadãos comuns, ouvimos falar em bilhões pra cá e bilhões pra lá, não cabe na nossa cabeça o que esses números significam. Pra mim, por exemplo, é o mesmo que ouvir um astrônomo dizer que a Galáxia de Andrômeda fica a 2.538.000 anos-luz da Terra, pois, mesmo sabendo que 1 ano-luz é 1 ano viajando na velocidade de 300 mil quilômetros por segundo, ou um avião voando a 1 bilhão de Km/h, não vai caber do mesmo jeito. A mesma dificuldade eu tenho pra imaginar o tamanho do cofre que caberia R$ 100 bilhões em notas de 100 e 50 Reais, mesmo que convertidas em Dólares ou Euros.

E esses ladrões do bem público falam em milhões como se fosse dinheiro de pinga, ou melhor, de garrafas de Blue Label que é a cachaça deles. Vamos então a um exercício pra trazer a gente de Andrômeda pra Via Láctea, pro Sistema Solar, pra Terra, América Latrina e, finalmente, pra este nosso país pré-bolivariano.

Pra não dizer que estou sendo exagerado ou pessimista, vou me restringir ao que foi publicado na imprensa, sem estimar ou pensar no que ainda falta aparecer, ou seja, desse valor que parece ser apenas a pontinha de um iceberg que daria pra afundar uns 300 Titanics, transatlântico que em valores corrigidos, custaria hoje US$ 150 milhões cada um pra construir. É preciso incluir também o prejuízo da Petrobrás que também é dinheiro público, sem contar as ações milionárias que a empresa terá de pagar.

Vamos lá então. São 10 bilhões da Operação Lava Jato (movimentação de Yousseff) + 19 bilhões da corrupção no Tribunal da Receita (essa é de hoje, fresquinha) + 81 bilhões de prejuízo da Petrobrás = 110 bilhões. Ta faltando o Mensalão (120 milhões, café pequeno), a Copa do Mundo, Olimpíadas, financiamentos do BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica, mensalão Tucano, Metrô e os que ainda virão. Como esses números cabem nas contas correntes dos ladrões, mas não nas nossas cabeças, aí vai uma ordem de grandeza, ou de pequenez moral desses bandidos:

---------------------------------------
110 BILHÕES equivalem a:
---------------------------------------

- 220 mil escolas com postos de saúde, ou,
- 4,4 mil presídios, ou,
- 4 mil hospitais com UTI, ou,
- 4 milhões de casas populares, ou,
- 350 mil Km de estradas (27 voltas em torno do Planeta), ou,
- 120 portos ou terminais marítimos,
- ou investimentos em qualquer outra coisa pro país

E aí? Ainda ta feliz porque seus heróis roubaram menos, roubaram mais ou ainda não foram descobertos? Seu trouxa!

(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.