quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Os burros, os inteligentes e os otários úteis

É muito simplista o conceito de que o eleitor merece o governo que tem. Pobres desinformados são facilmente manipulados por promessas de um país melhor. É só notar que no mundo inteiro situações como a dos brasileiros se repetem. Venezuela, Bolívia, Cuba, Argentina, Egito, Ucrânia... enfim, exemplos não faltam.

É muito fácil para nós que temos uma condição razoável de vida chamarmos as pessoas que passam por necessidades de burros, mal informados e manipuláveis. É muito fácil culparmos o Bolsa Família e o populismo governamental pela situação descontrolada e caótica imposta por esses ditadores ou candidatos a ditadores que conquistaram o poder e pretendem se eternizar nele, aproveitando-se das brechas de uma constituição democrática.

O que não se admite é pessoas que têm condição de vida e inteligência suficientes para não serem manipuladas continuarem cegas na defesa de maus governantes e ideologias mortas com tantos exemplos semelhantes no mundo inteiro. São 50 milhões de brasileiros beneficiados pelo Bolsa Família, mas somos quase 170 milhões de eleitores no Brasil. Mesmo considerando os que se beneficiam direta ou indiretamente de um governo corrupto e os miseráveis que não recebem nada, chegaremos facilmente a 70 milhões de brasileiros bem informados.

Não se justifica dizer que não temos opções de candidatos e por isso escolhemos deixar o pior, pois, não fazemos o mesmo em nossas vidas pessoais. Quando enfrentamos problemas e temos poucas escolhas para o nosso bem e de nossa família, o que fazemos? Deixamos as coisas como estão e continuamos caminhando cegamente em direção ao abismo ou escolhemos algo menos pior?

Não... a culpa não é do Bolsa Família, do populismo e das benesses governamentais. A culpa é dos que se consideram bem informados! O pior burro é aquele que se imagina inteligente e não os pobres, os miseráveis ou os analfabetos funcionais. Não há diferença entre um idiota manipulado e um "inteligente" omisso. Existem otários úteis pra todos os gostos.

Você cidadão bem informado, seja de qualquer partido ou de nenhum, é responsável pelo destino de seu país. É você que está matando milhões de idosos e crianças nas filas e no chão dos hospitais todos os dias. Deixando milhões de brasileiros nas mãos de bandidos e assassinos todos os dias nas ruas. Deixando inescrupulosos comandando seu país. Como escreveu Dostoievski "Todos somos responsáveis de tudo, perante todos"

Já passamos da hora de nos envergonharmos!

"Deus não é culpado. A culpa é de quem escolhe." (Platão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.