domingo, 5 de dezembro de 2010

Senadores no Twitter - 2011

A idéia desta relação de senadores no Twitter é de incentivar os eleitores twitteiros a fazer um trabalho diferente que ajudará o país a mudar. Precisamos acompanhar mais a política se quisermos um Brasil diferente. Precisamos cobrar, reivindicar, acompanhar, protestar, sugerir, elogiar... ou seja, precisamos participar mais das decisões que afetam nossa vida, a de nossos parentes, de amigos e da comunidade em que vivemos.

Quantas decisões não são tomadas sem o nosso conhecimento e muitas vezes somos surpreendidos com alterações salariais, novos impostos criados ou os antigos aumentados; escândalos encobertos; acordos feitos na calada da noite... enfim, precisamos participar mais e acompanhar decisões. E não se trata só de acompanhar, cobrar ou protestar. Existem sugestões que podem ser feitas aos senadores e que muitas vezes só os que estão no dia-a-dia são capazes de enxergar.

Por que só os senadores?
Porque todos os projetos e decisões importantes passam obrigatoriamente pelo Senado e os senadores são mais fáceis de serem seguidos por estarem em menor número. Além disso, o Senado tem representação de todos os partidos e há um canal estreito de comunicação entre suas lideranças, as da Câmara Federal e Assembléias Legislativas Estaduais, ou seja, acompanhando o Senado estaremos acompanhando praticamente todos os níveis do Legislativo.
Por que o Twitter?
Porque no Twitter é possível um acesso direto e em tempo real com os senadores e, mesmo que eles não respondam, jamais poderão alegar que não receberam, a não ser que o bloqueiem, mas o bom senso parlamentar não aconselha que sejam taxados de impopulares pelos eleitores. Além disso, a ferramenta @mentions permite que eles os "percebam", além de que todas as mensagens enviadas ficam registradas nos microblogs do twitter e também no GOOGLE. Em qualquer busca, seja no search do Twitter ou nos sites de busca como da Google, a sua pergunta aparecerá nos resultados com vínculo ao twitter do senador.
Ranking dos senadores mais interativos
Teremos um ranking dos senadores mais atuantes, interativos e mais atenciosos com os twitteiros-eleitores no blog senadointerativo.blogspot.com (ainda sendo elaborado). As bases para estabelecer as classificações serão ainda determinadas, mas envolverão twitters postadosXrespondidos e enquetes feitas no blog.
Ética
Creio ser desnecessário aconselhar aos eleitores-twitteiros que a base do relacionamento com os senadores está na educação e na cordialidade, além de perguntas inteligentes e não provocativas, ficando bem claro que COBRAR POSIÇÕES dos senadores não é falta de educação. Assim como os eleitores devem aprender a se comunicar de maneira civilizada, os políticos , por sua vez, devem deixar a vaidade de lado e também aprender a conviver com opiniões diferentes.
Assessoria parlamentar 
Os senadores que "pilotam" seus próprios twitters terão maior peso na hora de calcular o ranking, não sendo válidos os twitts postados pela assessoria parlamentar. Portanto, apenas os twitters que constam como pessoais na relação abaixo, poderão participar. Se o senador delegar a "pilotagem" para sua assessoria, além de contar menos pontos, perderá uma grande oportunidade de interagir diretamente com o seu eleitorado.

Sigam os senadores e mãos à obra!



Relação completa em http://senadointerativo.blogspot.com 






3 comentários:

  1. Viva a democracia direta, irmão, o contato cidadão com o poder!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da idéia e da relação completa. Quero participar ! Gostaria muito que fosse postado em nossa rede social www.segurancabrasil.ning.com a relação de senadores e divulgaremos lá seu Blog. Vamos somar forças, cada nova voz é de grande valia...
    Grande abraço,
    Marcio Xavier

    ResponderExcluir
  3. Idéia estimulante, assim que deparei-me com ela senti-me motivado a realizar o acompanhamento das atividades dos senadores.

    Mais que somente acompanha-los passivamente, o que não seria pouca coisa, talvez nos seja possível.

    Reunidos em um grupo coeso e suficientemente grande poderíamos solicitar que os senadores seguidos viessem também a nos seguir de maneira a podermos enviar a eles "mensagens diretas".

    Tendo à vista a representatividade da qual estão investidos os senadores, creio que muitos deles quereriam ter, em pouco tempo, uma mostra sobre a receptividade, boa ou má, de suas ações manifesta pelas "mensagens diretas" que enviaríamos a eles.

    Quem gostar da idéia, por favor, ajude a divulgar.

    Alexandre Magno de Paula Viveiros

    ResponderExcluir

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.